Ir para o conteúdo

Por onde começar

Contratação

Veja mais detalhes sobre a contratação na Loja do Serpro em Plataforma WhatsApp Business.

Cadastro na Meta

Antes de começar a usar a API é preciso ter uma WhatsApp Business Account (WABA) e pelo menos um número de telefone cadastrados na Meta. Para enviar mensagens de notificação é necessário também ter templates de mensagens cadastrados e aprovados na interface de negócios da Meta. Mensagens de notificação enviadas através de business providers devem obrigatoriamente usar templates de mensagens.

Credenciais de acesso

Para cada telefone cadastrado na Meta, existirá um usuário de sistema com suas respectivas credenciais cadastradas nesta API. Após ter acesso a estas credencias, a aplicação cliente pode começar a gerar token para acesso aos endpoints da API, conforme guia de Como autenticar na Plataforma WhatsApp Business.

Leitura sobre validações e conceitos relacionados à WhatsApp Business API

É interessante que o cliente leia algumas documentações sobre conceitos relacionados aos serviços da WhatsApp Business API antes de usar os serviços de envio de mensagens. É recomendando também que o mesmo esteja familiarizado com os tipos de validações que podem ser feitas e as consequências do não envio de algum campo obrigatório.

Acesso aos serviços da WhatsApp Business API

Após ter em mãos as credenciais para geração de tokens, a aplicação cliente pode começar a utilizar os serviços da API, conforme documentado em: