Criação de modelos
Os modelos são usados em mensagens para iniciar conversas de marketing, utilidade e autenticação com os clientes. Ao contrário das mensagens em formato livre, os modelos são os únicos tipos de mensagens que podem ser enviadas a clientes que ainda não iniciaram uma conversa com você ou não enviaram uma mensagem nas últimas 24 horas.
Exemplo da tela de criação de modelos (sistema de gestão do Serpro)
Limitações
- O campo nome do modelo tem um limite de 512 caracteres.
- O campo conteúdo do modelo tem um limite de 1.024 caracteres.
- Os modelos podem ser editados apenas quando estiverem no estado Aprovado, Rejeitado ou Pausado. É possível editar cada modelo de mensagem somente uma vez por dia, até 10 vezes por mês.
- As contas do WhatsApp Business podem criar apenas 100 modelos de mensagem por hora.
- Os valores de variável fornecidos têm um limite de 15 caracteres.
- Os valores de variável fornecidos não podem conter links ou emojis.
- O componente texto do corpo do modelo não pode conter um link.
Processo de aprovação
Depois de criar o modelo, ele poderá ser enviado para aprovação, o que pode levar até 24 horas. Assim que a decisão for tomada, uma notificação aparecerá no Gerenciador do WhatsApp.
Caso seja aprovado, o modelo de mensagem ficará com o status Ativo – Qualidade pendente. Com isso, você poderá começar a enviá-lo aos clientes. Se rejeitado, o modelo poderá ser editado e reenviado para aprovação. Outra possibilidade é fazer uma apelação da decisão.
Motivos comuns para rejeição
Estes são os erros mais comuns que levam à rejeição do envio e devem ser evitados:
- Os parâmetros variáveis estão ausentes ou apresentam chaves incompatíveis. O formato correto é {{1}}.
- Os parâmetros variáveis têm caracteres especiais, como #, $ ou %.
- Os parâmetros variáveis não são sequenciais. Por exemplo, {{1}}, {{2}}, {{4}} e {{5}} são definidos. No entanto, o parâmetro {{3}} não existe.
- O modelo de mensagem apresenta conteúdo que viola a Política Comercial do WhatsApp: quando você promove a venda de bens e serviços, todas as mídias e mensagens relacionadas aos seus produtos são consideradas transações. Isso inclui descrições, preços, tarifas, impostos e/ou divulgações legais obrigatórias. As transações precisam estar em conformidade com a Política Comercial do WhatsApp.
- O modelo de mensagem tem conteúdo que viola a Política do WhatsApp Business: não solicite identificadores sensíveis dos usuários. Por exemplo, não peça aos clientes que compartilhem números completos de cartões de crédito e débito individuais, números de conta financeira, número de identificação nacional nem outras informações confidenciais. Isso inclui não solicitar aos usuários documentos que possam conter identificadores sensíveis. Solicitar identificadores parciais (por exemplo, os últimos 4 dígitos do CPF) é aceitável.
- O conteúdo é potencialmente abusivo ou ameaçador. Por exemplo, ameaça o cliente com ações legais ou constrangimento público.
- O modelo de mensagem é uma duplicata de um existente. Se um modelo for enviado com o mesmo texto de um existente no corpo e no rodapé, a duplicata será rejeitada.
A verificação não se aplica a modelos categorizados como AUTHENTICATION.
Edição
É possível editar o modelo por meio do Gerenciador do WhatsApp ou do ponto de extremidade Message Template. Caso seja editado e reenviado para aprovação, o modelo de mensagem ficará com o status Em análise e não poderá ser enviado a clientes até que esteja Ativo.
Enviar modelos
Depois que um modelo for aprovado (com status Aprovado), será possível começar a enviá-lo aos clientes. O modelo com o status Rejeitado significa que o modelo foi rejeitado durante o processo de análise ou viola alguma política do Whatsapp.

