Consultar métricas e conversas
Você pode obter métricas sobre mensagens e conversas associadas à sua conta do WhatsApp Business (WABA, pelas iniciais em inglês). Por exemplo, é possível obter o número de mensagens enviadas e entregues, dados de conversa, assim como o número de envios de cada modelo.
Somente métricas de números de telefone e modelos comerciais associados à sua WABA no momento da solicitação serão incluídas na resposta.
Análise de Métricas
Fornece o número e o tipo de mensagens enviadas e entregues por números de telefone associados a uma WABA específica.
URI
URI: https://api.whatsapp.serpro.gov.br/waba/{wabaId}/v2/metricas
Método: GET
Você pode anexar os parâmetros a seguir.
Parâmetros de análise
| Nome | Descrição |
|---|---|
| início Tipo: registro de data e hora UNIX ou no formato "dd-MM-yyyy" |
Obrigatório. É a data de início do intervalo para o qual você está recuperando análises. |
| fim Tipo: registro de data e hora UNIX ou no formato "dd-MM-yyyy" |
Obrigatório. É a data de término do intervalo para o qual você está recuperando análises. |
| granularidade Tipo: string |
Obrigatório. É o detalhamento desejado para a análise. Valores possíveis: - MEIA_HORA - DIA - MES |
| numerosTelefone Tipo: matriz |
Opcional. É a matriz de números de telefone referentes à análise que você quer recuperar. Caso não seja fornecida, todos os números de telefone adicionados à sua WABA serão incluídos. |
| tiposProdutos Tipo: matriz |
Opcional. São os tipos de mensagens referentes à análise que você quer recuperar (mensagens de notificação e/ou de suporte ao cliente). Forneça uma matriz e inclua 0 para mensagens de notificação e 2 para mensagens de suporte ao cliente. Caso a matriz não seja fornecida, retornaremos análises para todas as mensagens. Valores possíveis: - NOTIFICACAO - SUPORTE_CLIENTE |
| codigosPaises Tipo: matriz |
Opcional. São os países referentes à análise que você quer recuperar. Forneça uma matriz com códigos de duas letras para os países a serem incluídos. Caso a matriz não seja fornecida, retornaremos análises para todos os países com os quais você se comunicou. |
Exemplo
Cenário: você precisa obter o número de mensagens enviadas e entregues por todos os números de telefone associados à sua WABA.
Solução sugerida: monte a URL que você quer chamar e inclua estes parâmetros de filtragem: inicio, fim e granularidade. Depois disso, faça uma solicitação GET à URL:
curl -i -X GET \
"https://api.whatsapp.serpro.gov.br/waba/{wabaId}/v2/metricas?inicio=1680503760&fim=1695754714962&granularidade=DIA
{
"analytics": {
"numerosTelefone": [
"16505550111",
"16505550112",
"16505550113"
],
"codigosPaises": [
"US",
"BR"
],
"granularidade": "DIA",
"dados": [
{
"inicio": 1543543200,
"fim": 1543629600,
"quantidadeEnviadas": 196093,
"quantidadeEntregues": 179715
},
{
"inicio": 1543629600,
"fim": 1543716000,
"quantidadeEnviadas": 147649,
"quantidadeEntregues": 139032
},
{
"inicio": 1543716000,
"fim": 1543802400,
"quantidadeEnviadas": 61988,
"quantidadeEntregues": 58830
},
{
"inicio": 1543802400,
"fim": 1543888800,
"quantidadeEnviadas": 132465,
"quantidadeEntregues": 124392
}
# more data points
]
},
"id": "102290129340398"
}
Análise de conversas
Fornece informações de conversas para uma WABA específica.
URI
URI: https://api.whatsapp.serpro.gov.br/waba/{wabaId}/v2/metricas/conversas
Método: GET
Você pode anexar os parâmetros a seguir.
| Nome | Descrição |
|---|---|
| início Tipo: registro de data e hora UNIX ou no formato "dd-MM-yyyy" |
Obrigatório. É a data de início do intervalo para o qual você está recuperando análises. |
| fim Tipo: registro de data e hora UNIX ou no formato "dd-MM-yyyy" |
Obrigatório. É a data de término do intervalo para o qual você está recuperando análises. |
| granularidade Tipo: string |
Obrigatório. É o detalhamento desejado para a análise. Valores possíveis: - MEIA_HORA - DIA - MES |
| tiposConversa | Opcional. É uma lista de tipos de conversa. Se você enviar uma lista vazia, retornaremos resultados para todos os tipos de conversa. Valores possíveis: - ENTRADA_GRATUITA - NIVEL_GRATUITO - REGULAR |
| direcoesConversa | Opcional. É uma lista de direções de conversa. Se você enviar uma lista vazia, retornaremos resultados para todas as direções de conversa. Valores possíveis: - INICIADA_PELA_EMPRESA - INICIADA_PELO_USUARIO |
| dimensoesConversas | Opcional. É a lista de detalhamentos que você quer aplicar às suas métricas. Se você enviar uma lista vazia, retornaremos os resultados sem detalhamento. Valores possíveis: - CATEGORIA_CONVERSA - DIRECAO_CONVERSA - TIPO_CONVERSA - PAIS - TELEFONE |
Importante!
Os dados de análise são aproximados e podem ser diferentes do que aparece nas faturas devido a pequenas variações no processamento.
Exemplo
Ao definir um período, você pode obter informações de conversas associadas à sua WABA. É possível filtrar e detalhar os resultados. Consulte os exemplos de código abaixo.
Como obter dados mensais usando todos os detalhamentos
Cenário: em um determinado mês, você quer recuperar informações de conversa de todos os números de telefone associados a uma WABA.
Solução sugerida: monte a URL que você quer chamar e inclua estes parâmetros de filtragem:
- inicio: indica o início do período. Nesse caso, é o início do mês referente às métricas que você quer ver.
- fim: indica o término do período. Nesse caso, é o término do mês para o qual você que ver as métricas.
- granularidade: representa o detalhamento desejado para os pontos de dados. No exemplo abaixo, usamos MES para que cada ponto represente o valor de um mês de dados.
- dimensoesConversas: defina todos os detalhamentos disponíveis: "CATEGORIA_CONVERSA", "TIPO_CONVERSA", "PAIS" e "TELEFONE".
Nesse caso, não é preciso especificar country_codes, metric_types, conversation_types nem conversation_categories. Se você não enviar um valor para esses campos, retornaremos todas as opções disponíveis. Depois de configurar a URL, faça uma solicitação GET:
curl -i -X GET
"https://api.whatsapp.serpro.gov.br/waba/{wabaId}/v2/metricas/conversas?inicio=12-05-2022&fim=12-10-2022&granularidade=MES&dimensoesConversas=CATEGORIA_CONVERSA&dimensoesConversas=TIPO_CONVERSA&dimensoesConversas=PAIS&dimensoesConversas=TELEFONE
Uma resposta bem-sucedida retornará um objeto conversation_analytics com os dados solicitados. No exemplo a seguir, a WABA contém apenas um número de telefone.
{
"id": "110115228401530",
"analytics": {
"dados": [
{
"pontosDeDados": [
{
"inicio": 12-05-2022,
"fim": 12-06-2022,
"conversas": 1,
"pais": "BR",
"tipoConversa": "NIVEL_GRATUITO",
"direcaoConversa": "INICIADA_PELO_USUARIO",
"categoriaConversa": "DESCONHECIDO"
},
{
"inicio": 12-06-2022,
"fim": 12-08-2022,
"conversas": 1,
"pais": "BR",
"tipoConversa": "NIVEL_GRATUITO",
"direcaoConversa": "INICIADA_PELO_USUARIO",
"categoriaConversa": "DESCONHECIDO"
},
{
"inicio": 12-08-2022,
"fim": 12-10-2022,
"conversas": 8,
"pais": "BR",
"tipoConversa": "NIVEL_GRATUITO",
"direcaoConversa": "INICIADA_PELO_USUARIO",
"categoriaConversa": "DESCONHECIDO"
}
]
}
]
}
}