Categorização de modelos
Quando um modelo é criado, determinamos a categoria dele de acordo com as diretrizes abaixo.
Se a opção selecionada por você for a mesma determinada por nós, classificaremos o modelo com essa categoria.
É possível prosseguir e criar o modelo sem usar a categoria recomendada, mas o status dele será REJECTED.
Se você usar a API para criar o modelo, não receberá um aviso de erro sobre uma eventual discrepância na categorização. O modelo será criado, o status dele será definido como REJECTED.
Diretrizes para categorias de modelo
Use estas orientações ao escolher a categoria para os seus modelos.
Modelos de autenticação
Com modelos de autenticação, as empresas podem autenticar usuários com senhas de uso único (em geral, códigos alfanuméricos de 4 a 8 dígitos) em várias etapas do processo de login (por exemplo, verificação/recuperação de conta e desafios de integridade).
Os modelos de autenticação são os mais restritos. Para que um modelo seja classificado como "autenticação", a empresa deve:
- usar os modelos de mensagem de autenticação predefinidos do WhatsApp, que contam com complementos opcionais, como avisos legais de segurança e notificações de expiração;
- configurar um botão de senha descartável (copiar código ou um toque);
- respeitar as restrições de conteúdo: não permitimos o uso de URLs, mídias e emojis em parâmetros ou no conteúdo dos modelos de autenticação. No caso dos parâmetros, também há o limite máximo de 15 caracteres.
| Definição | Exemplos |
|---|---|
| Código de autenticação | - "{{1}} é o seu código de verificação." - "{{1}} é o seu código de verificação. Para a sua segurança, não compartilhe esse código." - "{{1}} é o seu código de verificação. Esse código expira em 15 minutos." |
Modelos de utilidade
Os modelos de utilidade estão relacionados a transações específicas previamente autorizadas e devem confirmar, suspender ou alterar uma transação ou assinatura.
Quando houver uma combinação de conteúdo de utilidade e marketing, eles serão classificados como modelos de marketing.
| Definição | Exemplos |
|---|---|
| Confirmação, suspensão ou cancelamento de uma transação | - "O pedido nº 0021 foi confirmado" - "Agradecemos a sua reserva. Até a semana que vem!" - "O pagamento foi recebido. Aproveite o show!" - "A consulta foi concluída. Veja a sua prescrição médica abaixo." - "Agradecemos o comparecimento à consulta. Estamos enviando o seu plano de tratamento." - "Seu pedido foi cancelado. O reembolso levará de 7 a 10 dias para ser processado." |
| Alterar ou atualizar uma transação | - "O check-in foi concluído. Aqui está o seu cartão de embarque para o voo." - "Seu pedido foi enviado e será entregue sexta-feira." - "Lembrete: você tem uma consulta agendada para terça-feira às 13h." - "Sua senha foi alterada." - "Seu perfil foi atualizado" |
| Notificação de conta, cobrança e pagamento | - "Aqui está o extrato mensal que você solicitou." - "O pagamento falhou. Clique aqui para tentar de novo." - "O pagamento foi aprovado" ou "Falha no pagamento" - "Lembrete: o prazo do pagamento é terça-feira" - "O saldo da conta com final XXXX está baixo." - "Seu saldo pré-pago está baixo. Clique aqui para recarregar." |
Observação: os exemplos são apenas ilustrativos. Modelos similares ou que contenham o texto dos exemplos podem ser categorizados de modo diferente dependendo do conteúdo.
Modelos de marketing
Os modelos de marketing são os mais flexíveis, já que não estão relacionados a transações específicas previamente autorizadas. Em vez disso, podem estar relacionados à empresa e/ou aos respectivos produtos e serviços. Esses modelos podem conter promoções ou ofertas, mensagens de boas-vindas e despedida, atualizações, convites ou recomendações, ou solicitações de resposta ou conclusão de uma nova transação.
Quando houver uma combinação de conteúdo de utilidade e marketing, eles serão classificados como modelos de marketing.
| Definição | Exemplos |
|---|---|
| Promoções ou ofertas | - "Compre 2 cafés ou mais e receba R$ 5,00 de desconto." - "Agradecemos o seu pedido! Use o código SAVE20 para receber 20% de desconto no próximo pedido." - "Seu saldo pré-pago está baixo. Clique aqui para recarregar. Receba 10% de bônus com o código EXTRA10." |
| Mensagens de boas-vindas e despedida | - "A Vinny's Bakery agora está no WhatsApp." - "Olá! Este é o nosso perfil no WhatsApp." - "Desculpe pela demora. Meu nome é XXX. Como posso ajudar você hoje?" - "Tenha um bom dia." - "Agradecemos pela visita à nossa loja." - "Temos uma pergunta: quanto tempo você gasta arrumando o cabelo?" |
| Atualizações, convites, boletins informativos e recomendações | - "Nossa loja mudou de endereço. Venha conhecer!" - "Estaremos fechados na próxima segunda-feira devido ao feriado." - "Boa notícia! O produto que você salvou está de volta ao estoque." - "Participe do nosso evento de final de ano." - "Estes são os cupons de desconto deste mês. Boas compras!" - "Oi, pessoal, quero convidar vocês para participar do evento desta noite." - "Você vai adorar esta novidade! Confira o nosso novo sabor de sorvete." |
| Solicitações para responder ou concluir uma nova transação | - "Agradecemos o seu pedido. Queremos saber a sua opinião. Clique aqui." - "Esqueceu de algo? Guardamos os seus itens. Clique aqui para finalizar a compra." - "Sua inscrição está esperando. Clique aqui para concluí-la." - "Você perdeu a sua consulta. Clique aqui para remarcar." |
Observação: os exemplos são apenas ilustrativos. Modelos similares ou que contenham o texto dos exemplos podem ser categorizados de modo diferente dependendo do conteúdo.
Como alterar a categoria de um modelo
Crie um novo modelo e selecione uma categoria de acordo com as diretrizes acima, já que não é possível alterar a categoria de um modelo aprovado.