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Categorização de modelos

Quando um modelo é criado, determinamos a categoria dele de acordo com as diretrizes abaixo.

Se a opção selecionada por você for a mesma determinada por nós, classificaremos o modelo com essa categoria.

É possível prosseguir e criar o modelo sem usar a categoria recomendada, mas o status dele será REJECTED.

Se você usar a API para criar o modelo, não receberá um aviso de erro sobre uma eventual discrepância na categorização. O modelo será criado, o status dele será definido como REJECTED.

Diretrizes para categorias de modelo

Use estas orientações ao escolher a categoria para os seus modelos.

Modelos de autenticação

Com modelos de autenticação, as empresas podem autenticar usuários com senhas de uso único (em geral, códigos alfanuméricos de 4 a 8 dígitos) em várias etapas do processo de login (por exemplo, verificação/recuperação de conta e desafios de integridade).

Os modelos de autenticação são os mais restritos. Para que um modelo seja classificado como "autenticação", a empresa deve:

  • usar os modelos de mensagem de autenticação predefinidos do WhatsApp, que contam com complementos opcionais, como avisos legais de segurança e notificações de expiração;
  • configurar um botão de senha descartável (copiar código ou um toque);
  • respeitar as restrições de conteúdo: não permitimos o uso de URLs, mídias e emojis em parâmetros ou no conteúdo dos modelos de autenticação. No caso dos parâmetros, também há o limite máximo de 15 caracteres.
Definição Exemplos
Código de autenticação

- "{{1}} é o seu código de verificação."

- "{{1}} é o seu código de verificação. Para a sua segurança, não compartilhe esse código."

- "{{1}} é o seu código de verificação. Esse código expira em 15 minutos."

Modelos de utilidade

Os modelos de utilidade estão relacionados a transações específicas previamente autorizadas e devem confirmar, suspender ou alterar uma transação ou assinatura.

Quando houver uma combinação de conteúdo de utilidade e marketing, eles serão classificados como modelos de marketing.

Definição Exemplos
Confirmação, suspensão ou cancelamento de uma transação

- "O pedido nº 0021 foi confirmado"

- "Agradecemos a sua reserva. Até a semana que vem!"

- "O pagamento foi recebido. Aproveite o show!"

- "A consulta foi concluída. Veja a sua prescrição médica abaixo."

- "Agradecemos o comparecimento à consulta. Estamos enviando o seu plano de tratamento."

- "Seu pedido foi cancelado. O reembolso levará de 7 a 10 dias para ser processado."

Alterar ou atualizar uma transação

- "O check-in foi concluído. Aqui está o seu cartão de embarque para o voo."

- "Seu pedido foi enviado e será entregue sexta-feira."

- "Lembrete: você tem uma consulta agendada para terça-feira às 13h."

- "Sua senha foi alterada."

- "Seu perfil foi atualizado"

Notificação de conta, cobrança e pagamento

- "Aqui está o extrato mensal que você solicitou."

- "O pagamento falhou. Clique aqui para tentar de novo."

- "O pagamento foi aprovado" ou "Falha no pagamento"

- "Lembrete: o prazo do pagamento é terça-feira"

- "O saldo da conta com final XXXX está baixo."

- "Seu saldo pré-pago está baixo. Clique aqui para recarregar."

Observação: os exemplos são apenas ilustrativos. Modelos similares ou que contenham o texto dos exemplos podem ser categorizados de modo diferente dependendo do conteúdo.

Modelos de marketing

Os modelos de marketing são os mais flexíveis, já que não estão relacionados a transações específicas previamente autorizadas. Em vez disso, podem estar relacionados à empresa e/ou aos respectivos produtos e serviços. Esses modelos podem conter promoções ou ofertas, mensagens de boas-vindas e despedida, atualizações, convites ou recomendações, ou solicitações de resposta ou conclusão de uma nova transação.

Quando houver uma combinação de conteúdo de utilidade e marketing, eles serão classificados como modelos de marketing.

Definição Exemplos
Promoções ou ofertas

- "Compre 2 cafés ou mais e receba R$ 5,00 de desconto."

- "Agradecemos o seu pedido! Use o código SAVE20 para receber 20% de desconto no próximo pedido."

- "Seu saldo pré-pago está baixo. Clique aqui para recarregar. Receba 10% de bônus com o código EXTRA10."

Mensagens de boas-vindas e despedida

- "A Vinny's Bakery agora está no WhatsApp."

- "Olá! Este é o nosso perfil no WhatsApp."

- "Desculpe pela demora. Meu nome é XXX. Como posso ajudar você hoje?"

- "Tenha um bom dia."

- "Agradecemos pela visita à nossa loja."

- "Temos uma pergunta: quanto tempo você gasta arrumando o cabelo?"

Atualizações, convites, boletins informativos e recomendações

- "Nossa loja mudou de endereço. Venha conhecer!"

- "Estaremos fechados na próxima segunda-feira devido ao feriado."

- "Boa notícia! O produto que você salvou está de volta ao estoque."

- "Participe do nosso evento de final de ano."

- "Estes são os cupons de desconto deste mês. Boas compras!"

- "Oi, pessoal, quero convidar vocês para participar do evento desta noite."

- "Você vai adorar esta novidade! Confira o nosso novo sabor de sorvete."

Solicitações para responder ou concluir uma nova transação

- "Agradecemos o seu pedido. Queremos saber a sua opinião. Clique aqui."

- "Esqueceu de algo? Guardamos os seus itens. Clique aqui para finalizar a compra."

- "Sua inscrição está esperando. Clique aqui para concluí-la."

- "Você perdeu a sua consulta. Clique aqui para remarcar."

Observação: os exemplos são apenas ilustrativos. Modelos similares ou que contenham o texto dos exemplos podem ser categorizados de modo diferente dependendo do conteúdo.

Como alterar a categoria de um modelo

Crie um novo modelo e selecione uma categoria de acordo com as diretrizes acima, já que não é possível alterar a categoria de um modelo aprovado.