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Como receber evento do usuário

Processo para permitir ao cliente que contrata a Plataforma Serpro WhatsApp Business receber os eventos do WhatsApp para tratamento. Os eventos podem ser qualquer tipo de mensagem enviada pelo usuário do WhatsApp, assim como o status de mensagens enviadas pelo cliente.

Podem ser cadastrados um ou mais Webhooks do cliente para o recebimento destes eventos.

O webhook deve responder em no máximo 3 segundos, caso contrário será considerado erro de timeout.

Não faça processamentos/validações no recebimento da msg. Recepcione a msg e posteriormente trate conforme sua necessidade.

O endpoint do webhook deve utilizar as portas padrão 80 ou 443. Outras portas não são permitidas pelo nosso firewall.

Caso o envio de uma mensagem para o cliente não tenha sucesso, ela irá para uma fila de reenvio. Para isso, foi criada uma variável chamada delay, que terá o número de tentativas de envio daquela mensagem até o sucesso.

Os tempos de reenvio das mensagens estão definidos abaixo:

  • 10 segundos na primeira tentativa de reenvio
  • 1 minuto na segunda tentativa de reenvio
  • 30 minutos na terceira tentativa de reenvio
  • De 1 hora em 1 hora até o primeiro dia (24 horas)
  • Uma vez ao dia até 7 dias

Aviso importante

As tentativas de envio do evento não entregue serão de até 7 dias!

Webhook Inativo:

Webhooks que não recebem mensagens com sucesso e que possuem no mínimo 100 mensagens com erro a pelo menos 3 dias, serão desativados para manutenção da saúde da plataforma.

Caso o webhook esteja inativo por 45 dias, ele será excluído.

Webhooks que não estão conseguindo receber mensagens ou estão desativados, ao voltarem a funcionar, receberão mensagens de até 7 dias atrás. Não existe garantia que chegarão na ordem enviada.

1. Primeiro passo - Cadastrar webhook para receber os eventos

Para receber os eventos enviados recebidos pelo usuário do WhatsApp é necessário cadastrar o Webhook de recebimento, conforme descrito no guia Como gerenciar Webhook.

Aviso importante

Só serão recebidas as mensagens enviadas pelo usuário após o cadastramento do Webhook!

Formatos de mensagens possíveis

Para maiores detalhes, acessar a documentação Tipos de mensagens recebidas e Tipos de mensagens de status.

Tipo de mensagem de status

Na mensagem do tipo status, existem 2 campos de ID, o "id" que corresponde ao id da Meta e o "idRequisicao" (ao final) que corresponde ao id do Serpro enviado como retorno da requisição de mensagem.