Onboarding do Cliente
O onboarding do cliente trata das atividades necessárias para uso da Plataforma WhatsApp Business, não considerando somente o acesso à API Serpro, mas considerando também o cadastro da empresa ou órgão no ambiente gerenciador de negócios (business.facebook.com), validação da empresa nesse ambiente com sua documentação, criação da WhatsApp Business Account (WABA), configuração do número disponibilizado pelo cliente, aprovação do número, imagem e nome de exibição, entre outros pontos.
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| Figura: Processo de Onboarding do Cliente. |
Esse processo leva em consideração alguns passos de responsabilidade do cliente e alguns passos de responsabilidade do Serpro.
Criação da empresa no ambiente Facebook
Essa é uma etapa do processo a ser realizada pelo cliente. Para utilizar a Plataforma WhatsApp Business é necessário que a empresa seja cadastrada no ambiente Meta, não somente com página do Facebook ou Instagram, mas a empresa deve ser cadastrada e validada no ambiente business.facebook (ambiente onde é permitido, mas que não será utilizado no contexto em questão, que empresas contratem da Meta serviços de anúncios nas plataformas Facebook Instagram e outros).
Seguem alguns links de apoio para realização do cadastro da empresa ou órgão no ambiente business facebook.
- Verificar sua empresa nas Configurações do negócio
- Carregar documentos oficiais para verificar sua empresa
- Central de Ajuda da Meta para Empresas
Após a criação da empresa ou órgão no ambiente gerenciador de negócios, será gerado um bm_id, identificador do Business Manager (gerenciador de negócios) em tal ambiente, o mesmo pode ser obtido na URL acessada ao selecionar tal ambiente. Esse identificador deve ser repassado à equipe do Serpro para vinculação da WhatsApp Business Account (WABA).
Criação da WABA (WhatsApp Business Account)
Esse passo é realizado pelo Serpro, em conjunto com o cliente. A equipe do Serpro criará a WABA com identificação do bm_id do cliente passada anteriormente. Ao cadastrar o cliente receberá um aviso por e-mail sobre tal vinculação e deverá aprovar o Serpro como gestor da WABA.
Para aprovação da WABA pela Meta, é necessário que o Serpro envie um detalhamento do case de uso do cliente à Meta, contendo de contato do cliente ou de envio de mensagens e conversas por parte da empresa, por exemplo, aqui será detalhado os assuntos tratados por um chatbot desenvolvido pelo cliente para atendimento, ou os cenários de notificação de mensagens, não o conteúdo em si.
Configuração do Número de Telefone, Imagem e Nome de Exibição
O Cliente deve definir o número a ser utilizado, lembrando que o número representa a empresa ou órgão de governo.
Para definição do número devem ser seguidas algumas diretrizes como por exemplo, é necessário que o número escolhido não esteja vinculado a outra conta WhatsApp ou WhatsApp Business, mais informações podem ser encontradas neste endereço https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/phone-numbers
Juntamente com o número, deve ser cadastrado a imagem, opcional, e o nome de exibição, obrigatório. O nome de exibição escolhido deve representar o negócio ou instituição em questão e não deve desobedecer a Política do WhatsApp Business e a Política Comercial. Para mais detalhes veja o endereço https://www.facebook.com/business/help/338047025165344#display-name-guidelines
É importante ressaltar que esse passo passa por aprovação da equipe da Meta, então a evidência de links e páginas que comprovem a existência da empresa, órgão ou serviço disponibilizado
Ativação do número para utilização na Plataforma WhatsApp Business
Esse passo deve ser realizado pelo Serpro em conjunto com o cliente, a equipe do Serpro precisará configurar o ambiente CloudAPI para o número cadastrado, nesse momento o número receberá uma chamada telefônica que o cliente deverá atender, será falado um código de ativação que deve ser repassado ao Serpro para configuração do ambiente.
Obtenção do Selo OBA (Official Business Account)
O selo de conta oficial (selo OBA) é solicitado pelo Serpro à Meta para a conta do cliente, nesse passo a Meta analisará as documentações da empresa, além de links e evidências sobre a empresa e o serviço prestado detalhado anteriormente, então a equipe do Serpro solicitará ao cliente as informações necessárias para cadastro antes de solicitar o selo de conta oficial. Mais informações podem ser encontradas em https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/overview/business-accounts#official-business-account.
